‘Porque ser livre é uma necessidade’


'A liberdade é um prato que nunca esfria.'

A um bom tempo eu não venho por aqui compartilhar com vocês as minhas alegrias, meus desejos, minhas aspirações. Mas uma coisa é certa, o tempo pode até ser curto, mas podemos gozar dele da melhor forma possível, mesmo que para isso precisamos correr contra ele (as vezes é necessário). Correr contra o tempo é meio complicado uma vez que você não tenha ambições e/ou aspirações (…), é preciso antes de mais nada objetivar suas metas e ir atrás sem medo de ser feliz. Em outras palavras, estou falando de liberdade.

Essa palavrinha, que a princípio parece ser tão insignificante, é fonte de um significado tão simbólico e magnífico que aqueles que vivem fugindo da vida mal conseguem notar. Todo ser humano deveria ser livre, porém vivemos em um sistema cheio de regras; regras essas que nos aprisionam em nós mesmos, somos vítimas daquilo que nós mesmo produzimos… Mas sim, da mesma forma que criamos a destruição, temos a capacidade de sobreviver nela (para aqueles que não tem esperança de um mundo melhor); e para os que, como eu, ainda pensam que o mundo pode melhorar, nós podemos fazer escolhas, fazendo a nossa parte (isso funciona e é gratificante) temos mais chances de alcançar a felicidade plena. Toda liberdade tem um preço, temos que buscá-la o mais cautelosamente possível – com inteligência e sabedoria.

Sabe, eu tive um sonho meio louco hoje, não vou contar pra vocês porque é meio complexo para se escrever (risos). Mas foi a partir desse sonho que eu tive essa inspiração para escrever sobre esse tema hoje. Mas se teve uma coisa que eu aprendi nesse sonho foi que, na nossa vida a verdade está em nós e nas pequenas coisas. Um pequeno descuido pode tornar a nossa vida um caos. Uma pequena atitude equivocada pode resultar problemas drásticos, talvez irreversíveis, a não ser que você seja um indivíduo esperançoso de que as coisas podem sempre melhorar. É preciso ficar atento para tudo aquilo que nos circundam, e principalmente os ‘objetos’ mais materialmente esquecidos. Comece desde já a exercitar a sua atenção. Comece desde já realizando pequenas ações que ainda não teve coragem. Comece hoje a ser feliz, e gozar da liberdade que um dia o criador da humanidade lhe atribuiu. Não queira viver em função dos outros, mas nunca tenha vergonha de pedir ajuda.

Como de praxe, fica para reflexão um pequeno verso de uma música:

‘E quando vejo o mar, existe algo que diz: Que a vida continua e se entregar é uma bobagem…’

2 comentários em “‘Porque ser livre é uma necessidade’

  1. Essa coisa chamada liberdade é muito subjetiva, nunca somos tão livres quanto pensamos ou quando queremos, pq ate nós mesmos nos trancamos dentro de nós ou colocamos muros em nossa frente… essa ideia de liberdade é só uma ideia é uma vontade, um desejo que na verdade nunca se concretizará…. talvez no sonho tenhamos um pouco de liberdade pois é neles que descarregamos ou realizamos partes de nossos desejos mais secretos e reprimidos, onde o superego quase nunca chega…

    Como diria Renato Russo: “E ser livre é coisa muito seria, não se pode fechar os olhos, não se pode olhar pra tras, sem se aprender alguma coisa pro futuro…”

  2. ‘E quando vejo o mar, existe algo que diz: Que a vida continua e se entregar é uma bobagem…’

    È bem verdade! ^^ se entregar é uma bobagem, pq nos capitulos do livro da vida nunca se sabe o que se vem pela frente, a cada pagina virada tudo muda, e como dizem por ai, ” nada se perde, tudo se aproveita.” Nada como um dia ápos o outro, a cada acontecimento na vida se leva como aprendizado e poupa-se energias nos próximos capítulos da vida… È necessario abrir todos os sentidos ao acordar pela manhã, pq tudo acontece a cada segundo… Não compensa se desliga-los por nenhum motivo, nem mesmo na mais triste das tristezas, pq nada na vida é por acaso, as vezes é necessário que algo ruim aconteça para que percebamos o que de fato era importante em nossas vidas, e se tudo fosse um o tempo todo, nada aprenderiamos nessa vida, pq aprendemos com a dor o que a felicidade não ensina… Esse é um motivos pelo qual mesmo quando eu estou passando por um mal momento eu consigo sorrir, pq nada é em vão… Pelas poucas vezes que me debruçei no sofrimento só me fez com que esse meu pensamento se fortalecesse dentro de mim, pois realmente “SE ENTREGAR, È UMA BOBAGEM” sem dúvidas é uma bobagem… A vida sempre continua, nada para mesmo que nosso coração esteja partido em milhões de pedaços…È preciso ser forte ou parecer ser…No mundo que vivemos somos de carne e osso mais temos que sobreviver como se fossemos de ferro, hoje nao ganhamos por ser e sim por ter… No mundo de hoje o que menos se é valorizado é o que sentimos de verdade, até nós mesmos acabamos por fazer isso, vestimos as mascaras e saimos muitos saem a dizer o que os outros gostariam de escutar e outros dizem o parece ser sincero… Mais os sentimentos verdadeiros nunca são revelados…Eles latejam nos olhos, expessoões, gesticulações mais nunca expostos ou admitidos… e assim caminha a humanidade desumana brincando de viver…

Deixe um comentário